Membro do RSPO - A Focus Química garante a produção e uso sustentável do óleo de palma

O óleo de palma foi e continua a ser um grande impulsionador do desmatamento de algumas das florestas de maior biodiversidade do mundo, destruindo o habitat de espécies já ameaçadas de extinção, como o orangotango, o elefante pigmeu e o rinoceronte de Sumatra.


Essa perda florestal, juntamente com a conversão de solos de turfa ricos em carbono, estão lançando milhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera e contribuindo para as mudanças climáticas. Também persiste alguma exploração de trabalhadores e trabalho infantil. Esses são problemas sérios que todo o setor de óleo de palma precisa se esforçar para resolver!


Mas por que o óleo de palma é tão utilizado?

O óleo de palma está em quase tudo - está em cerca de 50% dos produtos industrializados que encontramos nos supermercados (pizza, chocolate, margarina, congelados) a cosméticos (desodorante, xampu, pasta de dente e batom). Também é usado na alimentação animal e como biocombustível em muitas partes do mundo.


É um óleo extremamente versátil que possui muitas propriedades e funções diferentes. É semissólido em temperatura ambiente, é resistente à oxidação e, portanto, pode dar aos produtos uma vida útil mais longa, estável em altas temperaturas, além de ser inodoro e incolor.



Que soluções existem?

O óleo de palma pode ser produzido de forma mais sustentável e as coisas podem mudar.

A Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável ou RSPO (Roundtable of Sustainable Palm Oil) foi formada em 2004 em resposta às crescentes preocupações sobre os impactos que o óleo de palma estava tendo no meio ambiente e na sociedade.


O RSPO possui um padrão de produção que define as melhores práticas de produção e fornecimento de óleo de palma e conta com a adesão da maior parte da indústria global.


Além de se comprometer a comprar e usar óleo de palma certificado pela RSPO em suas operações em todo o mundo, a RSPO encoraja as empresas a serem transparentes no uso e na origem do óleo de palma, garantindo que saibam de quem estão comprando e onde foi produzido, e a investir e apoiar programas de pequenos produtores e iniciativas de paisagem sustentável. Somente com todos esses ingredientes podemos começar a acelerar a mudança para uma indústria de óleo de palma sustentável convencional.


Não oferecemos óleo de palma diretamente aos nossos clientes, mas derivados sintetizados a partir de produtos pré-processados pela nossa representada francesa Stéarinerie Dubois.


A Stéarinerie Dubois é especialista em fabricação de ésteres e em seu portfólio, todos os ésteres derivados do óleo de palma são 100% regularizados e certificados RSPO.


A Focus Química manteve o apoio ao óleo de palma sustentável participando da Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável (RSPO) e pretendem estar entre os fornecedores de ingredientes mais responsáveis, encorajando todos os elos da cadeia de abastecimento a fazer o mesmo.


A Stéarinerie Dubois como fabricante e a Focus Química, como distribuidor e parte da cadeia de abastecimento, possuem Certificação RSPO como Membro da Cadeia de Suprimento do RSPO.




degrade.png

Acompanhe Nossas Redes Sociais

Receba Nossa Newsletter

© 1973 por Departamento de Marketing e Comunicação ABC


ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia
R. Ana Catharina Randi, 25 Jd. Petrópolis - São Paulo/SP CEP 04637-130
CNPJ 45.884.582/0001-54

Sobre