Dia Mundial da Água 2021 e a Lubrizol

Dia Mundial da Água 2021

6 Ações da Lubrizol de desenvolvimento sustentável que reduzem o uso de água em suas plantas fabris




Aumentar sua eficiência é um objetivo inerente ao ser humano. Aprender um novo idioma, participar de um treinamento, assistir a um tutorial na internet faz parte da busca em melhorar e evoluir. Então por que não aplicar essa determinação nas relações com o meio ambiente também?


É esse tipo de ideia que permeia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), aos quais se alinham a missão da Lubrizol de Move Cleaner, Create Smarter e Live Better.

Dois deles em específico tratam exatamente sobre eficiência: a eficiência do uso da água, o ODS 6 - Água Potável e Saneamento, e a otimização dos recursos naturais em processos produtivos, o ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis.


Alinhada aos objetivos sustentáveis da Companhia, a Lubrizol América Latina implementou ações concretas em eficiência do uso da água sempre com a visão de construir um mundo melhor para todos. Para ilustrar esse compromisso da Lubrizol com a utilização responsável dos recursos hídricos segue abaixo 6 melhorias concretas das fábricas do Brasil:


Lubrizol Paulínia


1) Água de lavagem de tanques e reatores sendo incorporada ao produto - tanques e reatores são constantemente lavados entre a produção de diferentes lotes de produtos. Anteriormente, a água utilizada nesta ação era direcionada para uma estação de tratamento de efluentes líquidos para ser eventualmente descartada.


Após uma série de estudos de viabilidade, a empresa percebeu que essa água poderia ser utilizada para ajustar os produtos após a lavagem dos equipamentos. Assim, o que antes era descartado apenas como resíduo, é diretamente incorporado aos processos produtivos — o que contribui também para a redução do passivo para tratamento de resíduos.


2) Água de reuso para limpeza da fábrica - antes a água empregada na limpeza em toda a planta era de primeiro uso, uma água "nova" destinada apenas à esta ação. Atualmente, a empresa utiliza água proveniente dos próprios processos produtivos, devidamente tratada "dentro de casa".



Lubrizol Belford Roxo


3) Novo equipamento para limpeza dos tanques da unidade Lubrizol Life Science -

Um novo equipamento está sendo instalado na unidade de Life Science e permitirá um processo de alta pressão e temperatura, criando um sistema fechado que reutilizará o composto de limpeza atualmente empregado (água + agentes de limpeza) para a lavagem de todos os equipamentos conectados ao sistema. Se antes cada tanque utilizava um composto apenas uma vez, em breve todos os equipamentos compartilharão o mesmo insumo por mais de um mês em um processo mais sustentável.


4) Otimização dos tanques de estocagem da unidade Lubrizol Life Science - A Lubrizol otimiza seu planejamento do uso de tanques de estocagem para que carregamento de produtos a granel possam acontecer direto para os caminhões, sem necessidade de utilizar IBCs como intermediários – o que elimina o uso de água para limpeza das embalagens intermediárias.


5) Alteração do processo de descontaminação dos tanques de Graxas - na unidade Lubrizol Aditivos Graxa, a limpeza e descontaminação dos tanques de acabamento e reatores era realizada com hidrojateamento de água através de espaço confinado. Este processo, em média, levava dois dias e era repetido entre duas e três vezes por mês. Atualmente a empresa conta com um novo procedimento que utiliza óleo quente em vez de água – esse óleo é inclusive reaproveitado posteriormente em nossa produção.


6) Aproveitamento de águas pluviais – a planta de Belford Roxo, no Rio de Janeiro conta com cinco tanques de coleta de água de chuvas que são usados nos processos e em lavagens das áreas produtivas.



ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia

degrade.png

Acompanhe Nossas Redes Sociais

Receba Nossa Newsletter

© 1973 por Departamento de Marketing e Comunicação ABC


ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia
R. Ana Catharina Randi, 25 Jd. Petrópolis - São Paulo/SP CEP 04637-130
CNPJ 45.884.582/0001-54

Sobre